Ensino Confirmatório 2017
O Ensino Confirmatório é um período de instrução na fé cristã, onde o jovem aprende as bases da fé cristã, bem como sobre sua igreja de confessionalidade luterana. Este período de ensino é de três anos.
Após um determinado período de Ensino Confirmatório, o jovem confirmando é confirmado em um culto solene e especial. Ele chegou ao final de um período de aprendizado sobre aspectos básicos da fé cristã: Credo Apostólico, Pai Nosso, mandamentos, Bíblia, sacramentos, história da Igreja... Nesta hora, perguntamos: qual o significado da confirmação?
1. É a resposta do confirmando à ação de Deus no Batismo e ao aprendizado cristão. Deus abençoa, faz uma aliança com a pessoa no batismo. Agora, o confirmando já sabe um pouco mais sobre Deus e sobre seu grande amor. Por isso, na confirmação, o jovem já tem condições de dizer que pretende continuar mantendo esta aliança.
2. É confissão de fé. O confirmando diz diante da Comunidade que crê em Deus e que pretende servir a Deus em sua vida.
3. O jovem passa a ser considerado mais responsável dentro da Comunidade.
A confirmação abre as portas para o jovem atuar na Comunidade:
· dando sua opinião ou votando,
· podendo assumir a tarefa de padrinho/madrinha de batismo,
· podendo ser testemunha em bênção matrimonial,
· tornando-se membro contribuinte,
· sendo convidado a participar do grupo de jovens da comunidade.
O jovem é chamado a se integrar na comunidade, fazendo de sua confissão de fé uma atitude prática, concreta, voltada para a vida e para o mundo.
4. Para viver conscientemente a fé à qual fomos chamados pelo batismo e ser eficientes obreiros de Deus, devemos estar preparados, pois a aliança que Deus faz no batismo requer de nós uma resposta pessoal: Sim, senhor, quero viver contigo em tua Comunidade e servir-te com meu tempo, meus dons, talentos e bens.
5. A confirmação compromete com a participação responsável na vida comunitária: participar nas celebrações, nos grupos de estudo e serviço e nas assembleias; servir de madrinha ou padrinho no batismo e de testemunha na bênção matrimonial; contribuir com seu tempo, seus dons e seu dinheiro.
A bênção de Deus recebida na confirmação quer ajudar o jovem a desempenhar sua tarefa cristã no mundo. Por isso, a confirmação é também o início de uma nova caminhada dentro da comunidade e da sociedade. A bênção de Deus recebida no culto de confirmação quer ajudar o jovem a agir conforme a vontade de Deus, tornando-a capaz para poder viver conforme o que aprendeu e ouviu sobre a palavra de Deus.
 
RETIRO DE CONFIRMANDOS - SÃO JOÃO PEQUENO
Com a presença de 46 jovens na Comunidade de São João Pequeno – Paróquia de Colatina e conduzido este ano pelo P. Luciano Ribeiro Camuzi e uma equipe de apoio, o retiro de confirmandos foi um momento de estudo aprofundado da palavra de Deus, preparação para a Confirmação e integração dos jovens que já concluíram o Ensino Confirmatório. Os jovens foram hospedados pelas famílias da igreja de São João Pequeno e o encontro aconteceu no templo. No dia 10, pela manhã, encerramos o retiro com um culto celebrado pelos jovens e um almoço comunitário com as famílias presentes. Agradecemos a Deus por esta oportunidade e também somos gratos à comunidade por ter recepcionado este evento.
P. Luciano Ribeiro Camuzi