Momento Histórico no Estado do Espírito Santo

25 de junho de 2009 – Momento Histórico no Estado do Espírito Santo.

Conforme amplamente divulgado, aconteceu nesta quinta feira a primeira audiência pública, envolvendo o poder judiciário no Espírito Santo.

É lamentável assistir a tantas reclamações e tomar conhecimento de tantos abusos, do sofrimento do povo, das dificuldades enfrentadas pelos advogados e até dos desmandos praticados, tudo isso exatamente na casa da justiça.

Lá estavam varias entidades, algumas autoridades, Associações, Sindicatos, Servidores Públicos e uma enorme parcela da Sociedade Civil.

O ato foi de livre manifestação e todos foram inscritos previamente.

O desenrolar das falas trouxe momentos de indignação ante tantos dissabores sofridos por terceiros que simplesmente necessitam da justiça para ver solucionado problemas pessoais ou coletivos.

Não me surpreendi, quando o nosso colega WALFREDO, vice-presidente da ADEPES, decano da Defensoria Pública, do alto dos seus 76 anos que faz questão de anunciar, tomou a palavra e defendeu bravamente a nossa Instituição. Enalteceu os colegas, mostrou ao ministro e a todos os presentes o valor do Defensor Público e mostrou também que apesar das dificuldades, da falta de apoio e reconhecimento governamental o defensor é incansável e junta a sua necessidade à daquele que defende.

Como não poderia deixar de ser não perdeu a oportunidade de rogar ao Ministro Gilson Dipp, que intercedesse junto a quem de direito no sentido de dar andamento á PEC, 487 e consequentemente a 144. Ambas tratam da autonomia financeira dos Defensores Públicos, com a sua aprovação, estaremos inseridos no cenário nacional, ocasião em que os Estados estarão obrigados a cumprir o já determinado na CF.

É claro, citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sempre se mostrou simpático à nossa causa. Tudo isso sob os olhares e ouvidos atentos das autoridades do Estado.
Mostrou a sua indignação ante a defasagem salarial e a situação de penúria em que vive o defensor público.

Parabéns Walfredo Wilson das Neves, não passamos despercebidos, sua audácia mostrou que defensor também tem cara, porque o trabalho é evidente.

Tivemos a felicidade de ouvir de algumas Associações e Sindicatos e outros manifestantes, palavras de apoio ao nosso trabalho. Assim como ouvimos crítica a algumas prefeituras que se aproveitam da defasagem de Defensores para “contratar” advogados que ilegalmente se intitulam defensores públicos e em nada contribuem para a real necessidade popular de ter acesso à justiça, até porque são cargos puramente políticos que terminam com o fim do mandato daqueles que os contrataram.

A Defensora Pública Geral, se limitou a demonstrar, que somos incansáveis e temos trabalhado em prol da população carente levando o acesso à justiça aqueles que dele necessitam.

Vera Carly Lopes – Defensora Pública Aposentada.

25 de junho de 2009.